Tinha prometido algumas dobraduras mas... Andei pensando em postar algo capaz de ajudar algum estudante que precisa urgentemente fazer uma maquete dacélula vegetal..

"Nãão professoora ,maquete nãão.."
Bom,
Quando meu grupo teve que fazer uma,pesquisamos em diversos lugares informações sobre os materiais que iriamos utilizar.Como sempre,achamos vários vídeos do You Tube ,alguns blogs de professores de artes e etc..
Mas depois de muita discussão,decidimos fazer o seguinte:usar massa de biscuit e isopor.
Claro que essas foram só duas das coisas que usamos,mas formaram muitas dúvidas em meu grupo:
"usar maché,massinha normal ou massinha de biscuit?"
Chegamos a conclusão que usar massinha de biscuit iria conservar mais a maquete(principalmente contra pessoas que a-do-ram esmagar a massinha de maquetes alheias.O biscuit é mais resistente(vai por mim)..
Resumindo,aqui vai uma boa(acho) alternativa de como você pode fazer seu trabalho escolar:
-Materias:
- Isopor(do tamanho que você achar conveniente,mas não muito pequeno,para as partes da célula poderem ser bem visualizadas)-compramos duas "placas" de isopor fino mas uma acabou sobrando e uma um pouco mais grossa que as duas primeiras
- Massa de Biscuit Pronta(como já vende em cores variadas não precisam ser pintadas);
- Palitos de dente;
- Cola de Isopor(misturamos com a de madeira também!Mas é melhor usar a de isopor mesmo viu?);
- Estilete(cuidado ao manusear,peça ajuda de um adulto);
- Balão;
- Cola Branca;
- rolo de papel Toalha(mais resistente );
- Plástico Film;
- Tinta Branca e Verde;
- Pincéis;
- Celofane Nacarado(isso que faz a diferença);
- Um copo.
A Maquete
-O corte e montagem:
- A espessura do isopor é muito importante:para as laterais( da parede celular) utilizamos os mais finos facilitando o corte.A base,a qual cortamos em forma de pentágono,foi um isopor um pouco mais grosso que as demais partes,para auxiliar na sustentação da maquete.
- Antes de montar,pinte!(Algo que eu e meu grupo esquecemos de fazer hehe)E só depois monte com os palitos e a cola(ao montar,infinque também cerca de quatro palitos nas bordas da base onde as laterais serão fixadas,assim o risco de seu trabalho "desmoronar" é bem menor)
- A dica é trabalhar em conjunto:Enquanto alguns modelam as partes da célula,outros pintam,outros cortam o isopor e colam,outros fazem o vacúolo contrátil etc..
-A Tinta:
- Para a base utilizamos o branco(para favorecer o efeito"aquoso"da célula) e para as demais partes o verde.
- Esse material foi realmente algo que encontrei meio que "jogado de lado" na papelaria onde comprei o isopor.E foi uma das coisas que mais ajudaram na "estética" do trabalho,porque ele é frutacor e parece que as partes da célula estão realmente em meio aquoso..Claro que não é algo super perfeito,mas o efeito é bem interessante.
- Para fixa-lo no isopor,utilizamos os próprios palitos com a massinha em cima deles(as "mitocondrias",o núcleo etc..) .
- Talvez este seja o ponto mais "hot" da matéria.Então capriche nele!Você já assistiu um programa de televisão Art attack?
Neste exemplo ele utilizou jornal,mas como o vacúolo é transparente,preferimos utilizar o papel toalha.

Essa parte deu um pouquinho de trabalho,até porque,achávamos que depois de "meio"seco e estourado o balão (estávamos com um pouco de pressa),o lado de fora que deveria ficar duro e em forma oval,ao estourar ele murchou .Ai meu amigo fez uma cara de :"NÃÃOO" ='(
Mas quando aconteceu isso(estava meio deformado por estar um pouquinho úmido),tive a ideia de enrolar sobre o vacúolo o plástico film e depois de certo tempo(quando secou mais) deixei só a parte do plástico com a forma oval e o papel em forma de "bacia",mesmo já estando seco e durinho.
PORTANTO:Não estoure o balão quando o papel de fora ainda estiver úmido.
- corte em pequenos quadrados o papel toalha
- separe em um copo uma parte de água e uma parte para a cola branca
- passe a mistura com o auxilio um pincel sobre todo o balão e vá acrescentando os pedaços ,como se estivesse colando eles entre si.(deixe sempre secar de tempo em tempo)
- Novamente , deixe secar(para ter certeza de que ele não vai deformar)
- estoure o balão (:
aqui o link da técnica do balão:
Mas para esta "casca de balão" virar o seu vacúolo você vai precisar do:
-Plástico Film
- Por ser feito com o papel toalha,ele realmente tem poucas chances de secar rapidamente,então mesmo após você o estourar,ele não vai ter uma forma oval bem resistente.Portanto comece a enrolar o plástico film sobre ele (muito plástico film)e depois achate-o em forma de bacia.Faça o mesmo na parte de baixo,só que procure deixar as bordas simétricas,para que você consiga fixá-lo com pequenos pedaços de palito no isopor.
Finalizando
- Certifique-se que tudo está muito bem fixado;
-A maquete ficou assim:
Procure entender cada parte da célula antes de modelar,cortar,montar sua maquete (:
As maquetes são sim muito trabalhosas,mas no final,se você tiver um bom grupo(muitas vezes composto por amigos) pode ter certeza que vai ser uma tarde com muita "diversão artística" (;
Espero ter ajudado ^^
Beju da ju :*